Categorias: Sem categoria

Quem Tem Direito ao FGTS 2020? Veja as novas regras

Os trabalhadores brasileiros têm direito à uma série de benefícios, um deles é o FGTS. Mas para receber é necessário estar dentro dos requisitos estabelecidos. Afinal, quem tem direito ao FGTS 2020? Saiba logo a seguir todas as regras de recebimento e quem tem direito ao FGTS 2020

Quem tem direito ao FGTS 2020?

✓ Saiba quem tem direito ao PIS 2020

FGTS é a sigla utilizada para abreviar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Criado pelo Governo Federal, o FGTS tem como objetivo proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao trabalho. 

Assim que a carteira do trabalhador é assinada, todo início de mês os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal em nome dos empregados, 8% do valor correspondente ao salário de cada funcionário. O valor total do FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais. 

É importante lembrar que, a porcentagem depositada na conta Caixa do empregado não é descontado no salário do mesmo. Abaixo, você terá acesso a mais informações referentes a esse fundo de garantia. Continue nos acompanhando para conferir!


Quem tem direito ao FGTS 2020?

Essa é a dúvida de muitos trabalhadores brasileiros. Como já mencionamos anteriormente, o FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O valor pago é destinado aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Mas não basta apenas se encaixar nesse requisito. Veja a seguir, todos os casos de trabalhadores que têm direito ao FGTS 2020:

  • Trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores intermitentes;
  • Temporários (trabalhadores urbanos contratados por uma empresa para prestar serviços por determinado período);
  • Trabalhadores avulsos (quem presta serviços a inúmeras empresas, mas é contratado por um sindicato e, por isso, não tem vínculo empregatício, como estivadores);
  • Atletas profissionais (como os jogadores de futebol);
  • Empregados domésticos (de forma obrigatória desde 1º/10/2015);
  • Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita).

Pedi demissão, posso sacar o saldo FGTS 2020?

Assim como já mencionamos ao longo de todo esse post, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é destinado aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Ou seja, quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão não tem direito ao saque. 

✓ Veja como é feito o pagamento do PIS/PASEP 2020


Como e onde sacar o FGTS?

Agora que você já está ciente de informações importantes referentes a quem tem direito ao FGTS 2020, chegou o momento de conferir como e onde sacar o valor pago. 

O valor pago pelo FGTS estará disponível para saque na conta da Caixa Econômica Federal do trabalhador demitido sem justa causa, pois os bancos já definem prazo para sacar FGTS 2020 com bastante antecedência!

Para receber, o mesmo deve ir até uma das agências Caixa ou Lotérica tendo em mãos o cartão magnético e um documento com foto. Para mais informações sobre, clique aqui!


Novas regras de saque FGTS 2020 

Recentemente, o Governo Federal fez algumas mudanças, trazendo algumas novas modalidades para saque do FGTS. Veja quais são elas:

  • Saque imediato: Os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas do FGTS, podem sacar até R$500 de cada uma delas, limitado ao valor do saldo. 
  • Saque-aniversário: É uma alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho. Aquele que optar por essa modalidade, poder sacar um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional. Essa modalidade da a possibilidade do trabalhador sacar os recursos anualmente, de acordo com a data de aniversário.

✓ Saiba como consultar saldo FGTS 2020

Para ambas as opções, é necessário estar atento(a) ao calendário de pagamento. Para conferir as datas estabelecidas, basta apenas clicar aqui e você será automaticamente redirecionado(a) à página da Caixa FGTS. 

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Quem Tem Direito ao FGTS 2020? Veja as novas regras

Últimas Notícias

  • Pagamento

Saiba como funciona o saque Imediato FGTS 2020

Os trabalhadores demitidos sem justa causa podem realizar o saque imediato FGTS 2020. Ainda não sabe como funciona? Então continue…

4 dias ago
  • Datas

Bancos já definem prazo para sacar FGTS 2020

Como início de mais um ano, o Governo Federal juntamente com os bancos responsáveis pelo pagamentos de benefícios já começaram…

1 semana ago
  • Pagamento

Pagamento do PIS/PASEP 2020 tem datas definidas; confira

Os trabalhadores de iniciativas privadas e do setor público já podem conferir a data de recebimento do pagamento do PIS/PASEP,…

6 dias ago
  • Sem categoria

A Carteira de Trabalho Digital 2020 substitui a física? Entenda!

Muitas pessoas estão se perguntando se a carteira de trabalho digital 2020 substitui a física?! Com o avanço da tecnologia, o…

5 dias ago
  • Sem categoria

Agendamento Carteira de Trabalho 2020: Faça AQUI

O agendamento Carteira de Trabalho 2020 serve para que o cidadão brasileiro tire o seu documento para que possa começar…

4 dias ago
  • Sem categoria

Consulta Saldo FGTS 2020: Como Acessar Portal

A Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo pagamento do FGTS, disponibiliza em seu site oficial a consulta Saldo FGTS 2020,…

6 dias ago