Licença Paternidade 2020: Quando Solicitar? Regras!

A Licença Paternidade 2020 foi criada não há muito tempo. Ela tem como principal objetivo gerar a oportunidade dos pais estarem mais presente com sua família após o parto do seu filho recém-nascido. Afinal de contas, as mamães precisam muito da ajuda paterna nesse momento. Se você ainda não sabe como funciona a Licença Paternidade 2020, continue nos acompanhando e confira mais informações sobre!

Licença-Paternidade-2020
Licença paternidade 2020

Neste post, você terá acesso a todas às informações referentes a este benefício e direito de todos os pais trabalhadores que acabaram de ter o nascimento do seu filho(a). Siga lendo este post e saiba mais! 

Licença Paternidade 2020

Embora a licença de trabalho mais conhecida entre nós brasileiros é a licença maternidade para as mães, homens também têm direito de se ausentar do trabalho após o nascimento do seu filho(a). 

A Licença Paternidade 2020 dá o direito dos pais trabalhadores de acompnhar de perto os primeiros momentos do bebê, que por sinal fazem toda a diferença para a criança e também para mãe que precisa de uma ajuda nesse momento pós-parto. 

A diferença da licença paternidade para a maternidade (concedida a mãe do bebê) é que o benefício gerado ao pai dura um tempo menor, com duração de apenas cinco (05) dias corridos, contados a partir do dia em que o trabalhador deveria comparecer ao emprego. 

✓ Saiba tudo sobre o PIS 2020

A Lei ainda estabelece que o empregado pode deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário. Abaixo, confira mais informações sobre!


Como funciona a Licença Paternidade 2020?

Assim como já mencionamos anteriormente, a Licença Paternidade 2020 é um benefício dado aos pais, assim como é dado à mães de bebês. A única diferença é a duração deste benefício, que é por um tempo bem mais curto. Há empresas que estendem o prazo para mais de 5 dias. 

Da mesma forma que acontece com as mulheres, os homens também podem emendar os dias de licença com as féria. Além disso, não há nenhum tipo de problema caso o pai e a mãe trabalhem na mesma empresa — os dois têm direito à licença.

Licença Paternidade

É importante salientar, que a empresa deve pagar o salário do empregado enquanto o mesmo estiver cumprindo os dias de licença sem a retirada de nenhum centavo do mesmo.


Quem tem direito a Licença Paternidade 2020?

Como o próprio nome já deixa bem claro, tem direito a Licença Paternidade todos aqueles trabalhadores que possuem filhos recém-nascidos, sendo eles;

  • Os pais que trabalham de carteira assinada;
  • Os pais que são servidores públicos;
  • Pais que trabalham no Programa Empresa Cidadã.

✓ Confira o novo prazo para sacar PIS 2020

É importante lembrar que, os empregados devem comunicar a empresa ou ao órgão público que deseja usufruir deste benefício.


Como solicitar Licença Paternidade 2020

O trabalhador que tem direito a Licença Paternidade 2020 deve solicitar a empresa este benefício.

✓ Acompanhe as novidades do Seguro Desemprego 2020

A solicitação se dá por meio de uma carta onde o empregado informa ao seu empregador o período em que irá tirar a sua licença. 

Nesse documento, o funcionário deve especificar de forma clara a data de início e final da licença, além do total de dias que ficará afastado (segundo o acordado entre eles). 

O documento deve ser emitido em duas guias e assinado pelo emprego. Junto com a carta, deve ainda ser entregue o atestado médico indicando a data prevista para o parto. 

Após o nascimento do filho, o pai pode se ausentar do trabalho durante os dias estabelecidos em lei ou acordado entre as partes!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Licença Paternidade 2020: Quando Solicitar? Regras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *