ID Jovem 2020: Como Funciona, Como Fazer Cadastro

O ID Jovem 2020 é um benefício que deveria ser do conhecimento de todos os jovens. Ele é destinado a um determinado grupo e foi criado para trazer uma extensão de cultura e lazer para quem mais precisa. Sabendo como ele pode ser uma boa vantagem, todos os jovens brasileiros deveriam conhecer como o ID Jovem 2020 funciona.

ID Jovem 2020
ID Jovem 2020

É exatamente por ser um benefício que não é muito conhecido pela população,que resolvemos lhe apresentá-lo.

Então, se você procura receber descontos e ter uma acessibilidade ainda maior para a participação de  eventos culturais e esportivos, o ID Jovem 2020 pode ser uma opção ideal para você.Basta continuar lendo para saber como ele funciona.

Identidade Jovem

O Identidade Jovem é uma iniciativa criada pelo Governo Federal para trazer mais acesso e inclusão aos jovens do Brasil. Esse documento possibilita aos jovens que são inscritos benefícios em vários tipos de eventos. Entre esses descontos, existem outros benefícios juntos a eles.

Atualmente, milhares de brasileiros podem ser incluídos nesse benefício e obter essas vantagens. De acordo com o Estatuto da Juventude, esse direito deve ser mantido para todos os que solicitarem o ID Jovem.

✓ Confira os novos detalhes do PIS 2020

E é por ter uma grande extensão de eventos que podem ser incluídos nessa lista de benefícios, que os participantes devem acompanhá los. E é por serem destinados aos jovens de baixa renda, que essa iniciativa pode ser essencial para muitos que querem participar.


Quem pode ter o ID Jovem 2020

Essa iniciativa é destinadas para os jovens que fazem parte de um grupo familiar que esteja nos requisitos de baixa renda.

✓ Confira quem tem direito Seguro Desemprego 2020

Sendo assim, além de ter idade mínima de 15 e máxima de 29, deve ser comprovado que o valor de sua renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos.

Quem pode ter o ID Jovem 2020

Se você não sabe ainda quem pode ter o ID Jovem, veja a seguir esses detalhes e garanta seu documento:

  • Comprovar renda de até dois salários mínimos;
  • Ter cadastro recente no Cadúnico ou Cadastro Único do Governo;
  • Ter número do NIS para apresentar no cadastro.

Uma dúvida bastante frequente é se esse documento só pode ser válido para os jovens que são estudantes. E a resposta é não. O s que não estudam mais seguem os requisitos que falamos acima podem ter esse benefício também.

✓ Saiba como ter seu cartão cidadão 2020

Caso o jovem não possua cadastro no Cadúnico, pode está fazendo essa solicitação na Prefeitura do seu município. Lá você receberá auxílio e os responsáveis estarão fazendo o seu cadastro. Só não se esqueça que, sem o número do NIS não é possível fazer cadastro.


Benefícios do ID Jovem

Existem uma grande extensão para os jovens que possuem esse documento. Entre eles, o cesso a eventos com desconto até gratuidades de acordo com o benefício do ID Jovem. Confira os principais detalhes a seguir:

  • Eventos culturais: os jovens com o documento poderão ter até 50% do valor dos ingressos cobrados em eventos artísticos, esportivos e lazer;
  • Shows: com o documento os jovens estarão pagando meia entrada em shows;
  • Teatros: em eventos teatrais os jovens também estarão recebendo 50% de desconto nos ingressos;
  • Transportes: existem reservas de duas vagas em cada tipo de veículo de serviços interestadual de passageiros para os jovens que apresentarem seu ID.

Como fazer o ID Jovem 2020?

Com os avanços tecnológicos muitas coisas se tornaram ainda mais acessíveis. Entre elas, saber como fazer o ID Jovem 2020 é bem fácil de conseguir. Todo o procedimento é feito através do site oficial do benefício e é preciso fazer sua renovação a cada 180 dias.

Basta apenas ter acesso  internet e seguir os seguintes passos:

Como fazer o ID Jovem 2020

  • Selecione a opção ‘Emitir ID Jovem’ na parte superior;
  • Em seguida, clique em ‘Gerar ID Jovem’;
  • Preencha corretamente o formulário com seus dados pessoais;
  • Faça o upload de uma foto sua e encerre clicando em ‘Gerar ID Jovem’.

Se todas as informações que são exigidas estiverem ok, a sua Identidade Jovem 2020 poderá ser gerada sem problema. Depois disso, basta imprimi-la e apresentar sempre que necessário para obter esses benefícios.

Caso você não consiga terminar esse procedimento, confirme a situação em que se encontra o seu cadastro no Cadúnico com os responsáveis do município. Estando tudo em seus conformes, siga os passos novamente.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

ID Jovem 2020: Como Funciona, Como Fazer Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *