Categorias: Sem categoria

Como Tirar Número PIS para Trabalhador: Novas Regras 2020

Sendo o PIS um dos mais importantes documentos do trabalhador brasileiro, é muito importante que todos saibam como tirar número PIS para trabalhador. Por mais que este documento seja voltado ao empregado, deve ser o empregador quem saiba como tirar número PIS para trabalhador, pois esta função recai sobre o empregador e não sobre o funcionário.   

Como tirar número PIS para trabalhador

Se você não sabe como tirar este documento e para quê ele serve, continue lendo este artigo!

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS), é um dos mais importantes documentos que o trabalhador possui. Pois é por meio dele que será possível ter acesso a diversos tipos de serviços fornecidos pela Previdência Social 2020.

Algo que poucas pessoas sabem, é que todo funcionário é obrigado a ter o número do PIS. Pois este número serve em grande parte como uma forma da Previdência Social determinar quem é o trabalhador brasileiro.

E desta forma, poder levar até ele todos os benefícios e serviços que esse trabalhador tem direito como:

  • Recolhimento do FGTS;   
  • Abonos (13º, Abono do PIS);
  • Seguro-desemprego;
  • Participação na receita das empresas, órgãos e entidades dos profissionais das classes pública e privada;
  • Prestação de informações para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (caged).

A grande maioria das pessoas conhecem o PIS devido ao pagamento Abono Salarial 2020. Porém, o que pouco sabem, é que somente após 5 anos da emissão deste número é que o empregado poderá ter direito a receber este abono.


Como tirar número PIS para trabalhador

A responsabilidade de como tirar número PIS para trabalhador cabe totalmente ao empregador. Porém, muitas pessoas que estão começando agora em novas empresas acabam por não saber como emitir esse documento.

Mesmo sendo algo obrigatório para todos os novos funcionários, muitas pessoas ainda não sabem como tirar número PIS para trabalhadorPortanto, veja abaixo as 4 formas oficias de realizar esse procedimento:

Conectividade Social, com Certificado Digital ICP

Uma das formas mais práticas de como tirar número PIS para trabalhador, é pelo site virtual da Caixa Econômica Federal. Por meio deste site o empregador poderá emitir o número do PIS de forma virtual sem ter de sair de casa.

Para isso, precisará apenas entrar no site da Conectividade Social. Porém, é preciso ter em mãos Certificado Digital padrão ICP-Brasil que poderá ser emitido através deste link de acesso.

Lembrando que este método servirá para as empresas que se enquadram nas regras tributárias de Lucro Presumido ou Lucro Real.

Conectividade Social como usuário externo

Caso a sua empresa se enquadre como regime tributário “Simples Nacional”. Você não precisará ter o Certificado Digital padrão ICP-Brasil para poder saber como tirar número PIS para trabalhador.

Porém, é preciso ter uma via do FICUS/E – Ficha de Cadastramento de Usuário Externo protocolada por uma agência da Caixa Econômica Federal em um prazo de 5 dias úteis.

Além disso, o empresário deverá ter os seguintes documentos:

  • Obter uma cópia do RG e CPF do usuário que acessará o sistema pela empresa. Seja o dono da empresa ou não;
  • Documentos sobre à constituição da empresa e do representante legal;
  • Uma cópia de procuração, quando o cadastramento realizado por procurador.

Cadastramento em Lote

Sendo esta a forma mais rápida, o empregador poderá realizar o cadastramento de mais de 1 funcionário ao mesmo tempo. Porém, é preciso acessar o portal da Conectividade Social.

Por meio do portal, o empregador deverá enviar este documento devidamente preenchido. Para facilitar o processo de preenchimento e envio, a Caixa lançou um manual para deixar este procedimento mais fácil sobre como tirar número PIS para trabalhador.

Presencialmente em uma agência da Caixa

Para as empresas que estão isentas do CPNPJ, a esta é a melhor opção de cadastramento de novos funcionários. Sendo preciso também ser uma empresa cadastrada nas normas do CEI.

Caso isso esteja em ordem, o empregador precisará apenas fazer o preenchimento do Documento de Cadastramento do NIS (CDN). E logo após, deverá levar este documento para uma agência da Caixa para ser oficializado.


Como o trabalhador saberá o seu PIS?

Após o cadastro PIS 2020 já estiver sido feito pelo empregador, o funcionário receberá o Cartão Cidadão 2020 da Caixa. Por meio dele, será possível verificar o seu número de PIS/NIS, pois o número estará gravado nele.

Será também por meio deste documento que o funcionário poderá fazer o saque dos valores do Abono Salarial 2020 que lhe forem pagos pela Previdência Social 2020.

Porém, caso o cartão não tenha chegado ainda, você poderá solicitar pelo seu número através do telefone PIS 0800 2020.    

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Como Tirar Número PIS para Trabalhador: Novas Regras 2020

Últimas Notícias

  • Pagamento

Saiba como funciona o saque Imediato FGTS 2020

Os trabalhadores demitidos sem justa causa podem realizar o saque imediato FGTS 2020. Ainda não sabe como funciona? Então continue…

4 dias ago
  • Sem categoria

Quem Tem Direito ao FGTS 2020? Veja as novas regras

Os trabalhadores brasileiros têm direito à uma série de benefícios, um deles é o FGTS. Mas para receber é necessário…

2 dias ago
  • Datas

Bancos já definem prazo para sacar FGTS 2020

Como início de mais um ano, o Governo Federal juntamente com os bancos responsáveis pelo pagamentos de benefícios já começaram…

1 semana ago
  • Pagamento

Pagamento do PIS/PASEP 2020 tem datas definidas; confira

Os trabalhadores de iniciativas privadas e do setor público já podem conferir a data de recebimento do pagamento do PIS/PASEP,…

6 dias ago
  • Sem categoria

A Carteira de Trabalho Digital 2020 substitui a física? Entenda!

Muitas pessoas estão se perguntando se a carteira de trabalho digital 2020 substitui a física?! Com o avanço da tecnologia, o…

5 dias ago
  • Sem categoria

Agendamento Carteira de Trabalho 2020: Faça AQUI

O agendamento Carteira de Trabalho 2020 serve para que o cidadão brasileiro tire o seu documento para que possa começar…

4 dias ago