A Carteira de Trabalho Digital 2020 substitui a física? Entenda!

Muitas pessoas estão se perguntando se a carteira de trabalho digital 2020 substitui a física?! Com o avanço da tecnologia, o governo Federal vem tornando muito dos seus serviços e documentos digitalizados. A CTPS digital, por exemplo, é um dos grandes exemplos para isso! Ela entrou em vigor recentemente e já está sendo usada por muitos brasileiros. Mas afinal, a carteira de trabalho digital 2020 substitui a física? Entenda neste post!

A Carteira de Trabalho Digital 2020 substitui a física?
A Carteira de Trabalho Digital 2020 substitui a física?

Começou a valer desde terça-feira (24/09), a Carteira de Trabalho Digital. O aplicativo foi lançado ainda em 2017, mas só começou a vigorar neste ano. A medida foi estabelecida pela Lei 13.874/19, sancionada pelo atual presidente do País, Jair Bolsonaro.

Com o objetivo de facilitar e gerar mais agilidade no atendimento, por meio da Carteira de Trabalho Digital é possível ter acesso aos contratos de trabalho e todas informações referentes ao empregado em apenas alguns toques. Os trabalhadores terão acesso ao documento online sempre que precisarem fazer uma consulta.

Recentemente, o governo anunciou todas as regras de emissão da carteira de trabalho, deixando claro para os cidadãos brasileiros de como usar o app. Abaixo, confira mais informações referentes a essa mudança!

O que é a Carteira de Trabalho Digital? 

De forma simples e clara, a Carteira de Trabalho Digital é a mesma coisa do que a emitida em papel. O que muda são as facilidades e modernização. Depois do anuncio do Presidente Jair Bolsonaro, a emissão do documento será feita preferencialmente em meio eletrônico. 

✓ Veja o novo calendário do PIS 2020

A carteira digital terá como forma de identificação única o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), e não não os números de inscrição que consta no documento antigo, de papel. É importante lembrar que cada trabalhado terá que habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço eletrônico disponível. 

Segundo o Ministério da Economia, a carteira de trabalho digital 2020 vai assegurar maiores facilidades tanto para os trabalhadores quanto aos empregados, gerando ainda redução da burocracia e custos. 

✓ Saiba como fazer o agendamento Carteira de Trabalho 2020


Mas afinal, a Carteira de Trabalho Digital 2020 substitui a física?

Com essa novidade, muitas pessoas estão se perguntando se a carteira de trabalho digital 2020 substitui a física! E sim, esse documento informatizado substitui a carteira de papel. Porém, o governo recomenda que o trabalhador não dê fim ao documento em papel. Ou seja, é importante guardar o documento físico para comprovação dos vínculos empregatícios, tempo de serviço e entre outras informações. 

Caso o trabalhador ainda não tenha feito seu cadastro no endereço eletrônico, poderá usar normalmente o documento em papel. Além disso, caso o trabalhador seja contratado por um empregador que não use o eSocial, ainda será necessário a versão em papel da carteira. 

✓ Faça sua consulta saldo FGTS 2020


O que faço com minha CTPS antiga?

Assim como já mencionamos no tópico anterior, todos os trabalhadores que possuem a CTPS antiga, em papel, devem guardá-la. Ela continua sendo um

documento importante para comprovar seu tempo de trabalho, vínculos empregatícios e entre outros. Mesmo a Carteira Digital tendo todas essas informações, é importante nesses casos tem o documento original. 

Daqui para enfrente, as novas emissões de Carteira de Trabalho serão totalmente digitais, tendo todas as anotações de férias, salários, etc feitas apenas eletronicamente. O trabalhador pode acompanhar essas informações de qualquer lugar e em qualquer hora pelo aplicativo baixado em seu Smartphone ou pela internet (www.gov.br)

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

A Carteira de Trabalho Digital 2020 substitui a física? Entenda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *